Banco de Dados de Músicos que atuam Profissionalmente no Amazonas

 Conheça quem faz a diferença no Mercado Musical do Amazonas


Realização


O Portal Cultura Amazônica - www.culturaamazonica.com.br – atua no setor de jornalismo cultural, produção cultural e Assessoria de Imprensa desde 2014, para fomentar, incentivar e promover conteúdos dedicados à Cultura e à Arte amazônica, de forma democrática, gratuita, simples, de acesso fácil e ilimitado, valorizando a cultural local e o artista regional.
Com espaço de destaque no cenário Regional, o Portal Cultura Amazônica, tornou-se referência em Arte e Cultura, ganhando notoriedade, inclusive nos estados do Sul e Sudeste, realizando excelente intercâmbio de fluxo cultural e artístico.
A proposta foi utilizar este espaço já conhecido pelo grande público para aportar uma plataforma de dados, através da aprovação do presente projeto, pelo Programa Cultura Criativa 2021 – Prêmio “Equipa Cultura”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

A ideia


O Cultura Amazônica faz Jornalismo Cultural, produzindo conteúdo que tenha como temática a Dança, Cinema, Arte Circense, Artes Cênicas, Audiovisual, Música, Arte Urbana, Artes Visuais, Folclore, Moda, Gastronomia, Turismo, Educação, Meio ambiente, Intervenções e Ocupações Criativas, Tradições e outras notícias de utilidade pública. 

Com estas nuances, desenvolveu-se um banco de dados, registrando não apenas o perfil dos músicos (Carreira musical, breve histórico, informações das redes sociais e vídeos de divulgação), mas de todos os profissionais que estivessem envolvido direta ou indiretamente na cadeia produtiva musical do Estado do Amazonas: cantores, compositores, autores, intérpretes, produtores fonográficos, produtores de shows, instrumentistas, arranjadores, radialistas, engenheiros de som, DJ’s, regentes e outros agentes que desempenham suas atividades na capital e no interior do Estado.


 

“Este projeto foi contemplado pelo PROGRAMA CULTURA CRIATIVA 2021- PRÊMIO EQUIPA CULTURA” do Governo do Estado do Amazonas.

O critério para integrar o Banco de Dados é atuar no segmento musical em qualquer cidade do Amazonas

Banco de Dados: Ferramenta de Democratização e Espaço de valorização dos Artistas Locais


O Objetivo


O objetivo da criação desse banco de dados é identificar, mapear e entender a realidade dos trabalhadores desta classe artística. Com isso, visa-se reconhecer a amplitude do setor e sua importância na cadeia produtiva, pois sabe-se que faltam elementos para se estabelecer diretrizes no desenvolvimento econômico, social e cultural desse segmento, principalmente porque é evidente que há oportunidades no mercado, pela qualidade dos profissionais e pelas transformações da tecnologia nos últimos anos”, explicou Wagner Moreira.
(Produtor Executivo e Idealizador do Projeto).

 


O Banco de Dados servirá de ferramenta de democratização, valorização da identidade e memória cultural do segmento musical no Amazonas, através do registro não só de artistas conhecidos, mas com a possível identificação de novos talentos, dando visibilidade e construindo oportunidades a essa contemporânea safra de artistas”, enfatizou Yghor Palhano.
(Produtor Cultural e Curador de Conteúdo do Projeto)

 


Ao identificar elementos concretos que revelem a realidade dessa cadeia produtiva musical, é possível mensurar a singularidade e o potencial artístico do segmento. Ter este Banco de Dados de profissionais da música é um feito importante para que se desenvolvam políticas públicas consistentes e que atendam à classe artística local, fazendo com que o fomento tenha um direcionamento adequado diante da realidade apresentada”, observou Wagner Moreira.

Ficou interessado em integrar o Banco de Dados dos Profissionais de Música do Amazonas?