Carreira Musical
Renato Henriques de Souza – O paulista Renato Henrique, reside em Manaus desde 2010. Além de artista é educador e cientista. No campo das artes, sua principal atividade é a música, atuando como contrabaixista, DJ, colecionador de discos e de instrumentos musicais.
Começou a atuar na cena underground do estado de SP na década de 1990, especialmente tocando baixo nos “Subtonics”. Nos anos 2000, passou a fazer parte do “Del-O-Max”, banda que unia o rock de garagem e a sonoridade pós-punk, e que chegou a ter um destaque na cena independente (lançamento de LP, festival Bananada, Virada Cultura, show com Teenage Fanclub, aparições no programa de TV TramaVirtual, etc). Nesta mesma época atuou como DJ e produtor em festas como “Start” (SP), “Action” (SP) e “ModClub” (Campinas), com estética bastante voltada a obscuridades da década de 1960.
Em 2010, mudou para Manaus, discotecando 100% com vinil, e integrando a banda “Os Acossados”, que segue a estética Garage Punk, e que recentemente lançou material em vinil e streaming. Com “Os Acossados”, atua na cena musical em diversas casas noturnas, eventos culturais e subculturais. Algumas de suas composições e trabalhos: “Too Hard”, na Del-O-Max (LP, 2007) e “Os Acossados”, nos Os Acossados (EP em vinil, 2022).
Breve Histórico
Renato Henriques é baixista d’Os Acossados, banda independente, no gênero garage-punk (que une a energia do punk a musicalidade das bandas de rock de garagem da segunda metade dos anos 60).
A banda é atuante na cena alternativa de Manaus, e recentemente lançou um compacto em vinil, também disponível em streaming. Além disso, Renato é um ávido colecionador de instrumentos musicais e discos, contando com um acervo interessante. Estes discos são muito usados por Renato quando atua como DJ, trazendo obscuridades do rock dos anos 60-70, bandas independentes atuais, além de soul, jazz, música caribenha e amazônica.
Renato traz experiências também da cena underground de SP, onde tocou e lançou discos com Del-O-Max e organizou e discotecou em eventos conduzidos em diversas casas noturnas.
Mais informações:
https://www.instagram.com/os_acossados/
https://www.instagram.com/renatohsouza77/
O Banco de Dados de Músicos do amazonas
O “Banco de Dados de Músicos do Amazonas” visa aproximar, de forma democrática, artistas e profissionais do universo musical que almejem parcerias, valorizando a cultura e movimentando a cadeia produtiva local. Todas as referências constantes nesta base são de total responsabilidade do cadastrado. O projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas-SEC.
“Este projeto foi contemplado pelo PROGRAMA CULTURA CRIATIVA 2021 – PRÊMIO EQUIPA CULTURA” do Governo do Estado do Amazonas.
Acesse o Músicos do Amazonas – Portfólio de Músicos do Amazonas (culturaamazonica.com.br) e saiba mais sobre os músicos que são destaque no Amazonas.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.